Escolha seu estado

Procure seu estado Escolha seu estado...

Escolha seu estado

Procure seu estado Escolha seu estado...
O Fuso Horário utilizado é:
Brasília (UTC-03:00)
Mostrar mais horários

CRM MS 4132
Ginecologia e Obstetrícia RQE 3170  | Reprodução Humana RQE 3171

Formado pela Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto ( FMRP-USP)
Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP)
Residência Médica em Reprodução Humana pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP)
Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Febrasgo (TEGO 807/2005)


MENOPAUSA X FERTILIDADE

A menopausa é o estágio de declínio natural dos hormônios reprodutivos femininos e da ovulação, e aparece em média entre os 40 e 50 anos, mas algumas mulheres passam por esse processo antes disso, o que é denominado de insuficiência ovariana, que está presente em 1% das mulheres abaixo dos 40 anos.
A insuficiência ovariana pode causar dificuldade para mulheres que desejam engravidar, também pode aumentar o risco de doenças ou antecipá-las, como as doenças cardiovasculares e a osteoporose.
Mesmo com a Fertilização in Vitro há uma diminuição nas chances de uma gravidez, pois mesmo com a indução da ovulação há uma baixa produção de óvulos, já que os ovários não respondem adequadamente as medicações, pois estão em número bem reduzidos.
Mas com a utilização de óvulos doados conseguimos boas possibilidades de gravidez.
Hoje existe a possibilidade de conseguir óvulos doados através de bancos de óvulos ou em clínicas de reprodução assistida onde equipe do laboratório de FIV tentar parear uma doadora com características semelhantes respeitando o anonimato, e outra forma seria a doação de uma parente de até quarto grau.
É recomendado que as pacientes com menopausa instalada façam a utilização da terapia de reposição hormonal, e identificar as possíveis causas da menopausa precoce é importante, sendo necessário consulta com ginecologista ou infertileuta e as vezes geneticista.
Um estilo de vida saudável


O QUE É A DOAÇÃO DE ÓVULOS?
Na reprodução assistida existe a possibilidade da doação de óvulos, e a utilizamos em casos onde a mulher já atingiu uma idade avançada ou possui uma diminuição importante da sua reserva ovariana (insuficiência ovariana), pacientes que apresentam alguma intercorrência genética que pode ser transmitida a prole e em casais homoafetivos que receberão óvulos, para formar embriões que serão transferidos em um útero solidário.
Atualmente os óvulos podem ser doados entre parentes (até 4⁰ grau) ou é feita doação anônima, pareando as características físicas da doadora que devem ser compatíveis ao da receptora (tipo sanguíneo, fato Rh, similaridade facial, estatura, cabelo, pele).
A doação de óvulos é um gesto altruísta, de ajuda e amor ao próximo, pois permite que casais que não poderiam conceber uma criança, consigam realizar esse sonho.
A doação de óvulos tem um alto grau de sucesso (em torno de 50%) pois normalmente as doadoras são bem jovens e a qualidade de seus óvulos é boa.
Procure seu médico ginecologista ou infertileuta para saber mais detalhes.


ALTERAÇÕES NAS TROMPAS PODEM AFETAR A FERTILIDADE?
Geralmente obstruções e alterações nas trompas atinge cerca de 30% das mulheres que não tem sucesso nas tentativas de gravidez embora ainda seja possível engravidar possuindo as alterações, as trompas tem como função transportar os óvulos que romperam na superfície do ovário para o interior da trompa, onde ocorre a fertilização do óvulo e enviá-los fertilizados para a cavidade do útero.
Após o diagnóstico e confirmação de alteração, pode ser tentado por videolaparoscopia, a retirada de aderência que envolvem as trompas ou até focos de endometriose que possam diminuir sua motilidade. Já a fertilização in-vitro pode ser aplicada em casos onde acontece alterações mais graves em que a paciente possui sequelas maiores de endometriose ou sequelas de doenças infecciosas, os exames são realizados por meio de radiografias que auxiliam no processo de identificação das alterações ( Histerossalpingografia).
Em casos selecionados, às vezes há até a indicação de interrupção das trompas com a cavidade uterina, ou retirada delas se a paciente apresenta dilatação ou inflamação., pois isso pode prejudicar a nidação do embrião no útero.


ENTENDA MELHOR SEU PERÍODO FÉRTIL
O período fértil dura em média 6 dias e, no geral, para quem tem ciclos regulares, acontece normalmente entre 10 a 14 dias após o primeiro dia da menstruação, variando de pessoa para pessoa.
Normalmente a primeira fase do ciclo e variável.

Ver mais